
ODS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Objetivos Globais, foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas em 2015 como um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.
Os 17 ODS são integrados – eles reconhecem que a ação em uma área afetará os resultados em outras, e que o desenvolvimento deve equilibrar a sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Os países se comprometeram a priorizar o progresso de forma a não deixar ninguém para trás. Os ODS são projetados para acabar com a pobreza, a fome, a AIDS e a discriminação contra mulheres e meninas.
Perguntas frequentes
Os ODS possuem metas diretamente relacionadas às questões urbanas que apontam caminhos para que as cidades possam alcançar a sustentabilidade a partir da adequação e dignidade da habitação e do transporte público, da infraestrutura resiliente e da inclusão social.
Para além dessas relações diretas que alguns desses objetivos estabelecem com o funcionamento mais elementar das cidades, o alcance de uma vida mais sustentável também depende das relações ambientais, econômicas, políticas e sociais que compõem a vida nas cidades. Assim, é fundamental que as políticas públicas que constituem o planejamento estratégico e territorial urbano consigam relacionar o máximo possível dos ODSs no alcance das suas metas.
O acompanhamento do progresso em relação aos ODS em sua região pode ser feito por meio de relatórios governamentais, indicadores específicos e informações fornecidas por organizações locais e internacionais. O Portal da Política Urbana da Bahia também pode ser uma fonte valiosa de informações sobre como os ODS estão sendo implementados e monitorados em contextos urbanos.